Destaques Tributários da Semana #08/11/2024

1. Prefeitura de SP. Reabertura do PPI. Adesões até dia 31/01/2025. No dia 05/11, a Prefeitura da Cidade de São Paulo reabriu as inscrições para o PPI 2024. Os contribuintes poderão aderir seus débitos (relativos a fatos geradores ocorridos até 31/12/23) até dia 31/01/2025 pelo site https://fiqueemdia.prefeitura.sp.gov.br/ppi e obter descontos de até 95% de juros e multas, além de até 75% de honorários advocatícios.

2. STF. ITBI. Imunidade relativa à integralização de capital social. Empresas de atividade imobiliária. O STF reconheceu, por unanimidade, a repercussão geral envolvendo a imunidade de ITBI para empresas que tem as atividades imobiliárias como negócio principal. A matéria será apreciada no julgamento do RE nº1495108, Tema 1348: “alcance da imunidade do ITBI, prevista no inciso I do § 2º do art. 156 da Constituição, para a transferência de bens e direitos em integralização de capital social, quando a atividade preponderante da empresa é compra e venda ou locação de bens imóveis”.

3. STJ. Multa em agravo interno. Honorários por equidade. Afastamento. O STJ afastou a aplicação de multa contra a Fazenda Nacional por apresentar agravo interno em caso que contestava a fixação de honorários advocatícios pelo método da equidade, mesmo após decisão unânime contrária. Isso porque o tribunal entendeu que a Fazenda Nacional tinha legítimo interesse em interpor o agravo para esgotar as instâncias e garantir acesso ao STF, uma vez que a constitucionalidade do Tema 1.076 ainda está em discussão naquela Corte.

4. TJRS. ITBI. Valor do imóvel em integralização ao capital da empresa. TJRS manteve o valor declarado pelo contribuinte na integralização de imóveis ao capital de uma empresa até a conclusão da instauração de processo pelo município, sob o entendimento de que, para a incidência do ITBI, é necessário realizar um procedimento administrativo especificamente para apuração da eventual diferença entre valores declarados pelo contribuinte e o valor de mercado.

Equipe Freitas e Vieira Advogados
Freitas Vieira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.