Superior Tribunal de Justiça modula efeitos do julgamento do Tema nº 1.125 – Exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS/COFINS

No julgamento do Tema 1.125 (REsp nº 1.958.265/SP), ocorrido em dezembro de 2023, o Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) firmou o entendimento de que o ICMS-ST não compõe a base de cálculo das Contribuições ao PIS e da COFINS devidas pelo contribuinte substituído no regime de substituição tributária progressiva.

 

Naquela ocasião, o STJ fixou a data de publicação da ata de julgamento do referido Tema (ocorrido em 23/02/2024) como o termo inicial para a produção de seus efeitos.

 

No entanto, no julgamento dos Embargos de Declaração realizado em 20/06/2024 (acórdão publicado em 26/06/2024), o STJ esclareceu que a modulação dos efeitos do Tema 1.125 deve observar o mesmo marco temporal do julgamento do Tema 69 (exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS), qual seja, 15/03/2017, em razão da identidade entre as discussões.

 

Diante da fixação deste novo marco temporal, os contribuintes substituídos, que foram afetados pela inclusão indevida do ICMS-ST na base de cálculo do PIS e da COFINS, poderão recuperar os valores pagos indevidamente dessas contribuições nos últimos cinco anos.

 

O escritório Freitas e Vieira Advogados se coloca à disposição para adoção das medidas necessárias visando recuperar os valores recolhidos indevidamente de PIS e COFINS dos contribuintes substituídos.

Equipe Freitas e Vieira Advogados
Freitas Vieira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.