Destaques Tributários da Semana #19/08/2024

  1. Legislativo – Reoneração da folha. No dia 20/08/24, o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 1.847/2024 que prevê reoneração gradual da folha de pagamento a partir de 2025. O Projeto foi remetido para Câmara dos Deputados.

 

  1. CNJ – Possibilidade de realização de inventários, partilha de bens e divórcios consensuais em cartório. Na sessão de 20/8, o Plenário do Conselho Nacional de Justiça autorizou que inventários, partilha de bens e divórcios consensuais sejam feitos em cartório ainda que envolvam herdeiros com menos de 18 anos de idade ou incapazes.

 

  1. STFPublicação do acórdão dos embargos dos Temas 881 e 885. No dia 20/08/2024 foi publicado o acórdão dos Embargos de Declaração nos Recursos Extraordinários 949.297 e 955.227 (Temas 881 e 885), no qual o STF rejeitou a modulação de efeitos quanto a perda automática de eficácia da coisa julgada em matéria tributária. O STF deu parcial provimento aos embargos somente para afastar exclusivamente as multas tributárias cujo fato gerador tenha ocorrido até a data da publicação da ata do julgamento de mérito (13.02.2023), impostas aos contribuintes que possuíam decisão favorável transitada em julgado em ações judiciais propostas para questionar a exigibilidade da CSLL. Manteve-se a incidência dos juros de mora e da correção monetária e vedou-se a repetição dos valores já recolhidos a título de multa de qualquer natureza.

 

  1. STF – Incidência de PIS e Cofins sobre Selic na repetição de indébito tributário. No julgamento do RE 1438704 RG, o STF julgou que é infraconstitucional a controvérsia sobre a incidência de PIS e COFINS sobre juros de mora e correção monetária (taxa Selic) recebidos em repetição de indébito tributário. Por unanimidade, o STF reconheceu a inexistência de repercussão geral da questão, por entender que não se tratar de matéria constitucional.

 

  1. STF – Incidência de ITCMD sobre planos de previdência. No dia 23/08/24, o STF iniciou o julgamento, em plenário virtual, acerca da incidência do ITCMD sobre o plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) na hipótese de morte do titular do plano. No entanto, o julgamento foi suspenso por pedido de vista do Ministro Gilmar Mendes.

 

  1. STJ – Inaplicabilidade do art. 166 do CTN no caso de recolhimento a maior a título de ICMS no regime de substituição tributária para frente quando a base de cálculo efetiva da operação for inferior à presumida. Publicado acórdão do julgamento do Tema Repetitivo 1191 em que o STJ firmou a seguinte tese: Na sistemática da substituição tributária para frente, em que o contribuinte substituído revende a mercadoria por preço menor do que a base de cálculo presumida para o recolhimento do tributo, é inaplicável a condição prevista no art. 166 do CTN.

 

  1. CARF – Receitas financeiras das seguradoras decorrentes de investimentos legalmente compulsórios. Publicado o acórdão nº 3302-014.560, no qual o CARF (3ª Seção de Julgamento / 3ª Câmara / 2ª Turma Ordinária) firmou o entendimento de que não compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS as receitas financeiras das seguradoras decorrentes de investimentos legalmente compulsórios.
Equipe Freitas e Vieira Advogados
Freitas Vieira
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.